quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Fotografando Doces

Fala galera tudo bem? Muito bom dia a todos! Obrigado mais uma vez pelo carinho e pela atenção e como sempre, vamos ao que interessa.

Hoje vou tocar em um assunto, para ser bem sincero pensei várias vezes antes de postar e comentar sobre, mesmo pq não tenho estudo, nem técnica para falar desse assunto, mas vou contar à experiência que tenho e a dificuldade de achar um bom livro que explique tal técnica.
Nem todos sabem, mas eu faço ou pelo menos tento (pode ter certeza que procuro fazer o melhor), fotografar doces para uma Cake designer bem conhecida na cidade de Santos, Andréa Barros (Officina Doces e Idéias).

Foto da 1º sessão para Officina Doces e Idéias - Luz Natural
Todos que trabalham na fotografia, sabem que tirar fotos 
de alimentos é uma das habilidades mais difíceis que um fotógrafo pode dominar. Para aprender a tirar fotos de alimentos o fotografo deve adquirir conhecimentos de luz, ângulos e a natureza do alimento que esta sendo fotografado. Dependendo da iluminação utilizada estiver errada ou até mesmo mal posicionada, as fotos podem não trazer aquele aspecto apetitoso muito menos despertar a vontade de comer, consequentemente arruinar o trabalho.


O Gosto e o cheiro são as duas coisas que as pessoas associam com os alimentos, “geralmente” foto não tem cheiro (rs) cabem a nós fotógrafos, usar e abusar de cores, texturas e apresentação (produção) para que desperte essa vontade de comer.

Foto da 1º sessão para Officina Doces e Idéias - Luz Natural
Mas quando fui chamado para fazer as fotos para Officina, deixei bem claro que não era minha praia, mas que ia tentar fazer o melhor. Procurei algumas referencias somente com um ponto de luz (luz natural). Mesmo pq o orçamento era baixo não tinha como eu alugar o equipamento de luz (flash de estúdio, muito menos alugar o estúdio), as fotos eram para arquivo. 

Achei coisas bem interessantes, bem feitas, mas como toda foto de comida são bem complexas e muito bem produzidas, mas como fazer sem técnica e sem conhecimento? 

Eu fiquei com muito medo de fazer algo que ficasse ruim, nas primeiras fotos, muitas ficaram horríveis confesso, acabei ficando irritado muitas vezes pq queria fazer o melhor, mas não era possível pela falta de técnica, por mais que tivesse a boa vontade, nesse caso sem técnica e sem estudo é muito difícil.
Foto Recente -Luz Natural - Janela

Mesmo hoje depois de algum tempo fotografando doces, procuro experimentar vários tipos de luz, para estudar e ver o que fica bom e o que não fica.

Recentemente procurei alguns livros para comprar justamente sobre fotos de comida (nacional), mas sem sucesso, engraçado que o brasileiro tem medo de explicar o passo a passo e técnicas o famoso esconde jogo (medo de perder mercado), cansei de pegar livros com esquemas de luz errados e mal explicados (detalhe não é um livro barato).


Foto usando Flash e Sofbox Hazy
Por incrível que pareça peguei um livro com a Andrea da famosa Martha Stewart, para ter como referencia de fotos de doces, bolos, cupcakes para fazer algo parecido ou que chegasse perto do resultado do livro, achei coisas simples, mas muito interessante.

Por isso o medo de postar sobre esse assunto, um assunto no qual eu não domino, mas é uma experiência que eu ainda tenho e não cheguei a um nível aceitável, mesmo pq quando faço essas fotos, cada hora faço em um lugar (dentro da officina), então tenho que me virar nos 30 para poder fazer algo que fique legal, (muitas vezes correndo contra o tempo).

Como eu acabo enjoando das coisas muito rápido, comecei a criar novos desafios, não só usando o fundo branco, comprei retalhos de tecidos para brincar com contraste entre o fundo e o doce.
Espero que gostem das fotos do post de hoje, muitas fotos foram feitas somente com a luz natural (vindo de uma janela) e um rebatedor, outras com flash 580/430.

Vou deixar aqui o link do último trabalho realizado para OFFICINA DOCES E IDÉIAS no especial de Natal.
e a relação de equipamentos que usei ok!

Obrigado a todos, espero que gostem das fotos.
Um abraço e até o próximo post.

Lente Macro (de preferência) ou lente de boa definição (no caso Canon lentes 4L) ou que seja clara, de preferência 2.8 (para que consiga desfocar o fundo e dar mais atenção ao primeiro plano).
Tripé (extremamente necessário para esse tipo de trabalho).
Flash 400wts + Hazy
Rebatedor
Foto em Estúdio+ Mesa de Still

mais fotos do trabalho:

Foto usando Flash e Sofbox Hazy

Foto usando Flash e Sofbox Hazy

Foto usando Flash e Sofbox Hazy

Foto usando Flash e Sofbox Hazy

Foto Usando Flash Canon 580 e 430 

Foto Mesa de Still - Lente Macro

Foto Usando Flash Canon 580 e 430 

Foto usando Flash e Sofbox Hazy

Foto Usando Flash Canon 580 e 430 | 

Foto usando Flash e Sofbox Hazy

Foto usando Flash e Sofbox Hazy 

Foto usando Flash e Sofbox Hazy

Foto Usando Flash Canon 580 e 430

Foto usando Flash e Sofbox Hazy

Luz Natural | Janela e um rebatedor - Lente 24-105 4L

Luz Natural | Janela e um rebatedor - Lente 24-70 2.8 


4 comentários:

  1. BRU! MARAVILHOSO SEU TRABALHO E COMO ADMIRADORA DELE!!! NÃO PODERIA DEIXAR DE ELOGIA-LO, LINDO TUA CRIATIVIDADE, TEU TALENTO! DÁ VONTADE DE COMER TODOS OS DOCINHOS!!! RSSS...
    PARABÉNS MAIS UMA VEZ! BJÃO

    ResponderExcluir
  2. Não manjo de fotografia, mas se te conforta, tô morrendo de vontade de comer tudo isso! Acho que significa que as fotos deram certo...

    ResponderExcluir
  3. Oi .. vc tem imagem de bolo caseiro e doces tipo brigadeiro .... quindim e cajuzinho? Quanto custa? Meu tel. 21 999646254 zap

    ResponderExcluir